quarta-feira, 1 de agosto de 2012

01/ago- Qual o lugar mais profundo da terra?


Por Mídia Interessante

Que você sabe que o Monte Everest é pico mais alto do mundo com 8.850 metros de altura acima do nível do mar entre o Tibet e o Nepal, todos já sabem. Mas você por acaso sabe qual é o lugar mais fundo do mundo? Ou o maior buraco da Terra? Pois é caro leitor agora vamos revelar alguns detalhes:
O maior buraco do mundo se encontra no Leste da Sibéria perto da cidade de Mirna na Rússia como 525 metros de profundidade. Mas este já perdeu o conceito de maior do mundo para UTAH com nada mais nada menos que 1.200 km. E até 2015 as escavações continuam e podem chegar a 1.400 metros a procura de cobre e minerais.
Para vocês terem uma idéia o tráfego aéreo é proibido nessas regiões devido a força de sucção da gravidade dos buracos.
Mas com tudo isso qual é o lugar mais baixo da Terra, o último ponto, lá em baixo, a crista da onde? A última pedrinha do sapato até o núcleo da Terra?
Resposta: É no Oceano Pacifico, num lugarzinho chamado A FOSSA DAS MARIANAS a leste das Ilhas Marianas na fronteira convergente perto das Filipinas. Se encontra o CHALLENGE DEEP, Mais conhecido como o ABISMO SEM FIM. Simplesmente, lá tem 11,034 metros de altura, eu disse 11 km de profundidade só de água. Para você ter uma idéia pesquisadores japoneses recentemente descobriram peixes e crustáceos somente a 7.800 metros, e nada mais além disso. O que leva a crer que A FOSSA DAS MARIANAS é muito fundo. E pode ser mais ainda, esse não é o número exato, muitos pesquisadores dizem que podem ter mais alguns metros a mais por ali, que o último ponto pode chegar a 11.200 metros. É como se fosse o monte Everest de ponta cabeça e mais uns quilômetros ainda. Sim caro leitor imagine o Monte Everest de ponta cabeça. É justamente nesses pontos que se encontram muitas montanhas de magma que entram em erupção a todo tempo no fundo do mar. O CHALLENGE DEEP é cerca de 11 vezes maior que o maior buraco do mundo.
Mas o homem já conseguiu ir lá? “Não necessariamente” o CHALENGE DEEP foi descoberto em 1960 em uma mega expedição tripulada por Jacques Picard e Don Walsh, com o submarino Trieste mas nao atingiu o fundo. Somente em 1984 que o submarino japones Kaiko alcançou a medida por um sonar e avaliou a profundidade entre 10.923 metros de profundidade. Logo foi constatado a medidade que vigora até hoje de 11.034. Recentemente em 31 de Maio de 2009 o pequeno submarino Nereus, nao tripulado chegou a cerca de 10.902 metros.

Veja como o Chalenge Deeps está localizado:




 Fonte:  Mídia Interessante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário