quinta-feira, 24 de novembro de 2011

25/nov- História do desenho animado “Pica-Pau”





Durante a infância, certamente todos nós, adultos de hoje, assistimos pelo menos uma vez a este divertido desenho animado. Porém, poucos conhecem a história que deu origem a esse desenho. Após a cerimônia religiosa de casamento de walter Lantz, que até então nem sonhava em criar o desenho do Pica Pau, ele e a esposa viajaram para uma cidade vizinha onde iriam curtir a lua de mel. Logo na primeira noite, eles foram importunados por um pica pau de verdade que bicava o teto do quarto do hotel onde eles estavam hospedados. Walter e um dos funcionários do hotel foram lá e afugentaram o pássaro. Ele voltou para o quarto juntamente com sua esposa. Minutos mais tarde o pica pau retorna e volta a incomodá-los.

Dias depois do inconveniente no hotel, a esposa de Walter Lantz sugere o sugere que ele crie um desenho animado cujo personagem tenha a característica de perturbar as pessoas e que ele deveria utilizar como inspiração um pica pau. Walter acatou a idéia de imediato.

Muitos cartunistas trabalharam na idealização do projeto. Por isso, existem variações nos traços do personagem. São quatro versões do desenho, mas que mantém o perfil do personagem. Na versão mais antiga, conhecida como Pica Pau de Polainas, ele possui as pernas grossas e o bico mais comprido. Nestes episódios ele é mais excêntrico e, na maioria das vezes, se dá mal no final da história, ao contrário das outras versões em que ele sempre acha uma saída para se livrar de algum problema.

A dublagem do desenho para a versão brasileira contou com a participação de profissionais cujas vozes deveriam ter a tonalidade de modo que fossem semelhantes à voz infantil. Foram vários dubladores que participaram; por isso nota-se a diferença entre as vozes em alguns episódios deste desenho.

O personagem Pica Pau apronta todas com quem cruza o seu caminho. Porém, existem alguns personagens como o “Zeca Urubu”, que sempre se dá mal quando procura aplicar um golpe nesse passarinho azul e vermelho. Atualmente, o desenho faz parte da grade de programação da Rede Record de Televisão, o que continua despertando o sorriso de crianças e adultos.

Essa visão de Walter Lantz nos faz refletir acerca da importância de se obter sucesso através da observação de coisas que, a princípio, não nos sugerem nada; porém, depois de se analisar minuciosamente os detalhes, podemos ser agraciados com benefícios imensuráveis.



Por: José Carlos Souto e Silva 
 
josecarllos@msn.com


Pica-Pau, como surgiu o Pica-Pau, desenhos que marcaram nossa infância, desenhos que assistimos quando crianças, coisas da infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário